O escritor australiano Richard Flanagan, com o livro The narrow road to the deep north (A estrada estreita para o norte profundo, em tradução livre), venceu a edição deste ano do Man Book Prize, um dos mais prestigiados prêmios da língua. Nascido no Estado da Tasmânia, o autor de 53 anos leva a quantia de 50 mil libras (cerca de R$ 195 mil).
Inspirado na biografia do pai do autor, o romance The narrow road to the deep north conta a história de Dorigo Evans, prisioneiro de guerra obrigado a trabalhar na construção da Ferrovia da Birmânia, também conhecida Ferrovia da Morte ou Estrada de Ferro Thai-Burma. Construída pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial para dar suporte às suas tropas na invasão da Birmânia (atual Myanmar). Milhares de prisioneiros forçados a trabalhar na construção da estrada de ferro acabaram morrendo. O pai de Richard Flanagan foi um dos sobreviventes. Curiosamente ele morreu, aos 98 anos, no dia em que seu filho terminou o livro.
O livro vencedor de Richard Flanagan já tem editora no Brasil. Sai no ano que vem pela Biblioteca Azul, selo da Editora Globo. Antes do resultado do Man Booker Prize, apenas dois livros de Flanagan foram publicados no Brasil, ambos pela Companhia das Letras: A terrorista desconhecida e O livro dos peixes de William Gould. Este último vai ganhar uma nova edição pela Biblioteca Azul.
Deixe um comentário