A Arquipélago Editorial realiza no dia 20 de agosto de 2011 (sábado) um evento especial para comemorar o seu aniversário de 5 anos. A partir das 14h, no Instituto NT de Cinema e Cultura (Rua Marquês do Pombal, 1111 – Porto Alegre, RS), começa a festa de comemoração cuja programação conta com sessões de cinema, palestras, bate-papo, sessões de autógrafos e lançamentos de dois novos títulos.
Será exibido pela primeira vez em Porto Alegre o documentário Gretchen Filme Estrada (2010), dirigido por Eliane Brum e Paschoal Samora. Eliane, autora de A vida que ninguém vê, também participa de um bate-papo sobre o documentário. Em outro bate-papo, Christian Carvalho Cruz, autor de Entretanto, foi assim que aconteceu, conversa com Vitor Necchi sobre a presença do jornalismo literário na imprensa brasileira e no mercado editorial.
Humberto Werneck e Luís Henrique Pellanda fazem um debate sobre o gênero crônica, além de falar sobre a coleção Arte da Crônica, publicada pela Arquipélago. No evento, Werneck irá lançar o livro Esse inferno vai acabar. Já Pellanda apresenta o seu novo livro de crônicas, Nós passaremos em branco.
O professor e escritor Luís Augusto Fischer também marca presença na comemoração. Ele conversa com o professor Marcelo Frizon sobre os ensaios do livro Filosofia mínima.
Confira a programação completa do evento.
14h – CINEMA: Exibição de “Gretchen Filme Estrada“
O documentário Gretchen Filme Estrada segue a campanha da cantora e dançarina para a prefeitura de Itamaracá em 2008. (Brasil, 2010 – 90 minutos. Direção e roteiro de Eliane Brum e Paschoal Samora).
14h30 – SALA SARAU: Palestra “Arte da Crônica”
Humberto Werneck e Luís Henrique Pellanda falam sobre seus lançamentos e sobre o gênero que há décadas desperta o interesse do público leitor brasileiro. Mediação de Pedro Gonzaga.
15h30 – CAFÉ: Sessão de autógrafos de “Esse inferno vai acabar”, de Humberto Werneck, e “Nós passaremos em branco”, de Luís Henrique Pellanda
15h30 – SALA OFICINA: Bate-papo sobre “Gretchen Filme Estrada”
Eliane Brum fala sobre a experiência de dirigir o documentário.
16h – SALA SARAU: Palestra “Filosofia mínima”
Luís Augusto Fischer e Marcelo Frizon abordam suas experiências como professores de literatura e a formação de leitores.
17h – CINEMA: Exibição de “Gretchen Filme Estrada“
O documentário Gretchen Filme Estrada segue a campanha da cantora e dançarina para a prefeitura de Itamaracá em 2008. (Brasil, 2010 – 90 minutos. Direção e roteiro de Eliane Brum e Paschoal Samora).
17h – CAFÉ: Sessão de autógrafos de “Filosofia mínima – Ler, escrever, ensinar, aprender”, de Luís Augusto Fischer
17h30 – SALA SARAU: Palestra “Entretanto, foi assim que aconteceu”
Christian Carvalho Cruz e Vitor Necchi falam sobre jornalismo literário na imprensa brasileira e no mercado editorial. Mediação de Tito Montenegro.
18h30 – CAFÉ: Sessão de autógrafos de “A vida que ninguém vê”, de Eliane Brum, e “Entretanto, foi assim que aconteceu”, de Christian Carvalho Cruz
19h – CAFÉ: Brinde de aniversário da Arquipélago
Deixe um comentário