A escritora argentina María Teresa Andruetto e o ilustrador tcheco Peter Sís foram os vencedores da edição de 2012 do Prêmio Hans Christian Andersen. O anúncio foi pela IBBY (International Board on Books for Young People) durante a Feira de Bolonha (Itália). Dois brasileiros também estavam disputando a premiação: o ilustrador Roger Mello e o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que faleceu em janeiro.
Nascida na província de Córdoba, María Teresa trabalha há mais de trinta anos com literatura infantil. A escritora participou de diversos projetos ligados à difusão da leitura entre as crianças e formação de professores, além de fundar centros de estudos e revistas especializadas. A obra de Andruetto tem como eixos a formação da identidade individual e social, as sequelas da ditadura na Argentina e o universo feminino. Para conhecer mais sobre o trabalho de María Teresa Andruetto , visite o site da escritora (www.teresaandruetto.com.ar).
Nascido em Brno,o tcheco Peter Sís é também autor e animador. Entre os livrosde sua autoria estão Madlenka, The three golden keys e The tree of life. Para mais informações sobre o ilustrador, visite o site dele (www.petersis.com).
Considerado o Nobel da literatura infantil, o Prêmio Hans Christian Andersen é realizado a cada dois anos. Em cada edição, são escolhidos um escritor e um ilustrador. Duas autoras brasileiras são venceram a premiação: Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.
Deixe um comentário