A editora L&PM está reeditando a obra do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. A empresa gaúcha já vinha publicando os trabalhos mais recentes do autor. E agora, adquiriu os direitos de publicação de todos os livros escritos até 1997. Foram lançados no mês de junho os títulos Manhã transfigurada, que agora integra a coleção L&PM Pocket, e Cães da província.
Manhã transfigurada (128 páginas, R$ 14,00), publicado originalmente em 1982 pela própria L&PM, mostra o drama de Camila, uma mulher que luta contra as rígidas normas de comportamento de uma sociedade patriarcal e autoritária. A história dessa mulher que deseja independência se passa no Rio Grande do Sul do século XVIII. Contada em flashback, a narrativa mostra também o triângulo amoroso entre uma mulher recém-casada, um escrivão da igreja e um sacerdote.
Publicado pela primeira vez em 1987, Cães da província (264 páginas, R$ 38,00) se passa na Porto Alegre do século XIX. Além de contar a história do excêntrico dramaturgo Qorpo-Santo, o autor mostra que por trás da falsa tranquilidade presente no Rio Grande do Sul daquela época, escondem-se crimes bárbaros e histórias de horror e traição.
Também estão previstos para este ano os livros Videiras de cristal e Perversas famílias (da trilogia Um castelo no pampa). Entre os títulos que serão reeditados também se encontram Bacia das almas, As virtudes da casa, Anais da província-boi e O homem amoroso.
Luiz Antonio de Assis Brasil é autor de mais de 15 romances, e sua obra vem sendo reconhecida por meio de prêmios, adaptações para o cinema e publicação em outros países, como França, Espanha e Portugal. A estreia do autor aconteceu em 1976 com o livro Um quarto de légua em quadro. O trabalho mais recente de Assis Brasil, Ensaios íntimos e imperfeitos, foi lançado em 2008.

Deixe um comentário