Matérias

O que as editoras vão lançar em 2014

Prepare o bolso e conheça os livros que vão chegar às livrarias no ano da Copa

– 07/01/2014

Curioso para saber o que as editoras vão lançar em 2014? Ótimo, você está no lugar certo. Até a primeira semana de fevereiro, iremos divulgar aqui os lançamentos previstos para 2014. Vale lembrar que essas informações são previsões. As editoras podem mudar de ideia: adiar algum lançamento para o ano que vem ou deixar o livro na geladeira por tempo indeterminado. Tudo depende do mercado livreiro. Normalmente as editoras cumprem o que prometem.

O jornal A Folha de S. Paulo publicou uma matéria sobre as apostas culturais para 2014. O programa Metrópolis, da TV Cultura, também fez uma matéria semelhante. Algumas das informações daqui vieram dessas duas matérias. Infelizmente a mídia destaca apenas os lançamentos das grandes editoras, deixando as médias e pequenas de lado. O Literatsi sempre segue um caminho diferente. Vamos divulgar os livros programados para 2014, independente do tamanho da editora e que possam ser de interesse de nossos leitores.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, pois é através delas que iremos divulgar as atualizações dessa notícia. Estamos no TwitterFacebookSkoob e Google+.

Última atualização: 26 de janeiro – lançamentos da editora Valentina.

 

Grua

Nikos Kazantzákis

O escritor Nikos Kazantzákis.
Foto: Kazantzakis Museum.

A Grua pretende lançar 12, talvez 14, livros em 2014. Por enquanto, a editora divulgou dois títulos. O primeiro é Em linha reta, de Tailor Diniz, que deve sair em abril ou maio. A protagonista é uma garota de programa de Porto Alegre que passa por situações de perigo ao ser contratada por uma pessoa importante do interior. O outro livro é uma nova edição de A última tentação de Cristo, de Nikos Kazantzákis, com tradução direta do grego. A obra chega às livrarias no segundo semestre. O livro traz um Jesus mais humano e sujeito a falhas, o que resultou na excomungação de Kazantzákis pela Igreja Ortodoxa. Em 1988, Martin Scorsese dirigiu a adaptação do livro. O filme causou polêmica e chegou a ser proibido em alguns países.

Das obras não divulgadas pela Grua, sabe-se que 8 são clássicos. Maiores informações serão divulgadas em março pela editora.

 

WMF Martins Fontes

Quadrinhos: história moderna de uma arte global

“Quadrinhos: história moderna de uma arte global”

Foram anunciados dois títulos referentes a quadrinhos. O primeiro é Quadrinhos: história moderna de uma arte global, de Dan Mazur e Alexander Danner. O livro narra a história dos quadrinhos nas últimas cinco décadas, abrangendo uma série de artistas, estilos e movimentos: os super-heróis da Marvel e da DC, o movimento underground, o dinamismo do mangá de Osamu Tezuka, os fumetti italianos e sua carga política, o mangá feminino (josei) e sua ênfase sexual, a técnica francófona da ligne claire, a ficção científica, a Métal Hurlant, a pioneira revista alternativa japonesa Garo, a graphic novel e, finalmente, o momento em que os quadrinhos vão para a internet. Cerca de 300 imagens reproduzidas em cor original e com legendas informativas enriquecem o livro.

A outra obra, escrita por Stan Lee e John Buscema, tem o título provisório de Como desenhar quadrinhos no estilo Marvel. O livro é uma obra de referência indispensável para quem quer criar os seus próprios super-heróis ou é fã dos Vingadores, X Men e companhia.

 

Dublinense

Um outro olharEduardo Menezes, autor do bem-humorado A copa que interessa, terá mais um livro publicado pela Dublinense. O assunto é futebol, copa do mundo para ser mais exato. Por enquanto, não foi definido o título do livro.

Não é apenas Eduardo Menezes que volta a publicar com a Dublinense. Gustavo Machado, autor de Sob o céu de agosto, irá lançar o seu segundo livro: Marcha de inverno. Finalista do Prêmio São Paulo com Sanga menor, Cintia Lacroix também aparece com livro novo nesse ano. O título é Tarantata.

No que se refere à literatura estrangeira, a editora gaúcha pretende publicar um importante autor alemão contemporâneo. Por enquanto, os nomes do autor e da obra são segredo. Para os fãs de rock, há uma boa notícia. A Dublinense irá publicar um livro de banda de rock, mas a identidade da banda ainda é segredo.

Também estão nos planos da editora a publicação de um guia de leitura, Por que ler os contemporâneos?, e a reedição de Um outro olhar, de Charles Kiefer. Com esse livro de contos, Kiefer ganhou o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras.

 

Não Editora

Guilherme Smee

O escritor Guilherme Smee. Foto: reprodução.

A editora pretende lançar no primeiro semestre Loja de conveniências, novela de Guilherme Smee. O escritor participou de alguns volumes da coleção Ficção de polpa, dedicada à literatura de gênero. Leia a seguir a sinopse de Loja de conveniências, fornecida pela editora.

Como um romance erótico às avessas, Loja de Conveniências é sobre um jovem que se deixa levar pela inércia, até o momento em que é abordado por uma garota, que se dispõe a fazer dele seu “projeto pessoal”. Ante à expectativa da chegada do namorado dela, seu mundo vai se modificando aos poucos, passando a viver num pós-apocalipse emocional, em que os personagens vagam sempre isolados e devastados, colocando-se em discussão o amor, o sexo e a culpa pelas escolhas que são (ou deixam de ser) feitas.

 

Argonautas

H.P. Lovecraft

A obra do escritor H.P. Lovecraft serviu de inspiração para os contos da antologia “Acensão de Cthulhu”.

No mês de abril, durante a III Odisseia de Literatura Fantástica, a editora Argonautas lança Acensão de Cthulhu, uma antologia de contos inspirados na obra de H.P. Lovecraft. Entre os autores convidados estão Carlos Orsi e Romeu Martins.

No segundo semestre, a editora lança o quinto volume da coleção Sagas. Com o título Revolução, a antologia traz textos de Nikelen Witter, A. Z. Cordenonsi, Felipe Castilho e Fábio Fernandes.

 

Zahar

Tarzan dos Macacos

Capa do livro “Tarzan dos Macacos”. Foto: reprodução.

Para a ocasião dos 50 anos do Golpe de 1964, a Zahar lança três livros sobre a ditadura militar, cada um com uma abordaem diferente. O primeiro, A ditadura que mudou o Brasil, chega em janeiro e tem organização dos historiadores Daniel Aarão Reis, Rodrigo Patto Sá Motta e Marcelo Ridenti. No mês seguinte, chega às livrarias Ditadura e democracia no Brasil, de Daniel Aarão Reis. O livro de Rodrigo Patto Sá Motta, As universidades e o regime militar, chega em março.

Estão previstos também mais dois títulos para a coleção Clássicos Zahar. Para comemorar o centenário do primeiro livro da série Tarzan, a Zahar lança em março uma edição comentada e ilustrada do clássico de Edgar Rice Burroughs. Outro clássico que ganha edição comentada e ilustrada é o romance Os Maias, do português Eça de Queiroz. O livro será lançado em maio.

 

Hedra

A casa do fim do mundo, de William Hope Hodgson

“A casa do fim do mundo”, de William Hope Hodgson

A editora programou vários títulos para o primeiro trimestre de 2014. Com organização e tradução da professora Giuliana Ragusa, Lira grega – Antologia de poesia arcaica, traz textos de nove poetas do canône alexandrino: Álcman, Alceu, Safo, Estesícoro, Íbico, Anacreonte, Simônides, Baquílides e Píndaro. Outros livros de autores clássicos para o deleite dos leitores de poesia são Odes, de Horácio, e Poemas, de W.B. Yeats.

Escrito pelo psicanalista Sérgio Zlotnic, Baleiazzzul é “brincadeira com a palavra, reinvenção da língua e experimento lúdico”. A Hedra também vai publicar três livros de Juliano Pessanha: Certeza do agora, Sabedoria do nunca e Instabilidade perpétua. Outro livro que deve chamar a atenção da mídia especializada é A raposa sombria – uma lenda islandesa, do poeta e romancista islandês Sjón. Ele também escreveu várias letras gravadas pela cantora Björk.

Confira outros títulos que a Hedra irá lançar no primeiro trimestre de 2014:

 

  • Primeiros cadernos, Albert Camus
  • Dao De Jing (Tao Te Ching), Laozi
  • A formação do filósofo, Conde de Shaftesbury
  • A destinação do erudito, Johann Gottlieb Fichte
  • Hamlet, William Shakespeare
  • Diários de Adão e Eva e outras sátiras bíblicas, Mark Twain
  • Universidade entre dois liberalismos, Franklin Leopoldo
  • O príncipe, Maquiavel (edição crítica comemorativa)
  • A queda da casa de Usher, Edgar Allan Poe
  • Sherlock Holmes – Escândalo na Boêmia, Arthur Conan Doyle

 

Ainda em 2014, a Hedra vai lançar Os Black Blocs, de Francis Dupuis-Déri; Perversão: a forma erótica do ódio, de Robert J. Stoller; Compêndio Walter Benjamim, organização de Amon Pinho; uma caixa com os sermões do padre Antonio Vieira; a biografia de H.P. Lovecraft escrita por S.T. Joshi; e o clássico de horror cósmico A casa do fim do mundo, de William Hope Hodgson.

 

Aleph

Livros da AlephBastante conhecida por publicar excelentes títulos de ficção científica, a editora Aleph divulgou os lançamentos para 2014. Os fãs de seriados têm motivos para comemorar. Chega em março o livro Homens Difíceis – Os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias. Escrito por Brett Martin, o livro faz uma análise cultural e de contexto histórico no momento em séries de qualidade, transmitidas na TV a cabo, conquistam fãs e a atenção da imprensa. Além disso, traz informações de bastidores e entrevistas com atores e outros profissionais envolvidos na produção desses seriados.

Outros dois títulos para março são Spreadable Media, de Henry Jenkins, Sam Ford e Joshua Green; e Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick. O primeiro livro fala sobre as mudanças ocorridas no ambiente midiático, em que as empresas já controlam totalmente a distribuição de mídia e pessoas comuns se tornaram distribuidoras de conteúdo. Já o livro de Philip K. Dick deu origem ao filme Blade Runner, do diretor Ridley Scott.

Em abril, a Aleph lança Filhos de Duna, o terceiro das Crônicas de Duna, de Frank Herbert. Em maio chegam às livrarias mais 2 livros. Ray Kurzweil analisa o funcionamento do cérebro humano para a criação de máquinas inteligentes em How to create a mind: the secret of human thought revealed. Já em Sombras do paraíso (Heaven’s shadow), de David S. Goyer e Michael Cassutt, um objeto vindo do espaço causa pânico na Terra e coloca a humanidade em contato com ameaças alienígenas. É o primeiro livro de uma trilogia.

Mais ficção científica. Em junho chegam The naked sun, de Isaac Asimov, segundo volume da Série dos Robôs; e Um cântico para Leibowitz, de Walter M. Miller Jr. Neste livro, monjes de um mundo pós-apocalíptico reúnem textos antigos com o intuito de fazer a humanidade reencontrar o seu caminho na evolução. No mês seguinte, duas séries publicadas pela editora chegam ao fim. O livro História Zero, de William Gibson, encerra a trilogia Blue Ant. Já Origens da Fundação encerra a saga Fundação, de Isaac Asimov.

 

Estronho

O menino que perdeu a magia, de Celly Borges

“O menino que perdeu a magia”, de Celly Borges

A editora Estronho é conhecida por suas antologias de literatura fantástica, algumas com temas exóticos. Mas a editora também publica quadrinhos e livros de não ficção, além de ter um selo, Fantas, voltado ao público infantojuvenil. O editor Marcelo Amado nos revelou os planos da Estronho para 2014.

Em fevereiro a editora lança Mondo Muerto, uma série de tirinhas de humor gótico. O autor é o cartunista e ilustrador Henrique Kipper.

Durante o período do Carnaval, o Grotesc-O-Vision acontece em Curitiba. É uma mostra de cinema de horror, organizada pela companhia Vigor Mortis. No mês de março, durante a mostra, a Estronho lança dois títulos. O livro Cinemas de horror, organizado por Demian Garcia, reúne ensaios de Alexandre Magno, Andre Loiselle (com tradução de Paulo Biscaia Filho), Miguel Haoni, Graziela Braz, Letícia Weber Jarek, Paulo Vitor Mineiro Costa, Adrienne Boutang (com tradução de Demian Garcia), Rodrigo Carreiro, Matheus Kerniski, Guilherme Luiz Lourenço Gomez, Paulo Biscaia, Cauby Monteiro, Taynan de Carvalho, José Fernando da Costa Junior e Christofer Pallú. Já A revolução em película, de Rafael Hansen Quinsani, é uma “reflexão sobre a relação cinema-história e a guerra civil espanhola”. Ainda em março, mais uma HQ será lançada: A noite rompida, com roteiro de Carlos Patati e ilustrações de Hélio Jesuíno.

Já em abril, durante a 3ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, mais três títulos serão lançados. A antologia de fantasia Mundo de Fantas, com organização de Celly Borges e textos de Cesar Alcázar, Gustavo Brasman, G. Norris, Henrique Kipper, Marcelo Amado, Natália Couto Azevedo, Roman Schossig e Thiago Tizzot. Além da antologia Mundo de Fantas, a escritora Celly Borges também lança o seu romance juvenil, no formato livro de bolso, O menino que perdeu a magia. Outro romance que será lançado durante a Odisseia é O Reino Dourado, em nome de Fanom, de Roman Schossig.

Durante a décima edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), em maio, a Estronho lança Cemitério Perdido dos Filmes B:Redux, segundo volume da série que traz resenhas e comentários sobre filmes B.

A editora Estronho lança em julho a antologia Livros, organizada por Celly Borges,  uma homenagem ao clássico Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Além da própria organizadora, participam da obra Carlos Silva, Carol Chiovatto, Danilo Duarte, Marcelina Gama Leandro, Nikelen Witter, Olinda P. Gil, Paulo Fodra, Renato A. Azevedo e Valentina Silva Ferreira. Em setembro, mais quadrinhos: o álbum de tirinhas Alfredo, o Vampiro, de Emerson Lopes; e a graphic novel de fantasia Almas de dragões, com ilustrações e colorização de Renato Manassés e roteiro de Anna Schermak.

Há ainda títulos cujas datas de lançamentos não foram confirmadas:

 

  • As antologias Impérios do pós-apocalipse, organizada por Estevan Lutz; Insonho, sobre folclore português e organizada por Valentina Silva Ferreira; VII Demônios Soberba; e VII Demônios Preguiça;
  • O livro de contos Libertar do Inferno, Dimitry Uziel;
  • Mais um volume da série O Reino dos Sonhos, O labirinto das almas, de Natália Couto Azevedo;
  • As HQs Muiraquitã, com roteiro de Alex Mir, que mistura horror e folclore; e Domingo, Sangrento Domingo II, com roteiro de Romeu Martins e ilustrações de Victor Vic.

 

Também está nos planos da Estronho quatro projetos em parceria com o evento Desenhe Aqui, de Florianópolis (SC). O Desenhe Aqui é um encontro para juntar desenhistas, ilustradores, grafiteiros e quadrinistas num mesmo lugar para trocar ideias e técnicas, fazer novas amizades e arte coletiva. As seleções serão feitas a partir de fevereiro durante as reuniões mensais do evento.

 

Valentina

Ah, o verão!A editora começa 2014 lançando em fevereiro um livro de autora nacional: Ah, o verão!, de Fernanda Belém. A obra é o primeiro volume da série As quatro estações do amor. Em Ah, o verão!, o leitor conhece Camila, mais conhecida como Mila, que planejava curtir o verão carioca com as amigas e conquistar o coração de Rafael, “o menino com quem tanto sonhava”. Mas os planos de Mila vão por água abaixo quando a mãe dela resolve passar o mês de janeiro em Búzios. Longe das amigas, Mila vai ter que conviver com Juliana, que é oposto das amigas da protagonista. As férias de Mila têm tudo para ser um tremendo fracasso. Mas, nem tudo acontece como o esperado. “Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!”

Fãs de chicklit vão gostar do livro Par perfeito, de Eleanor Prescott. A história gira em torno de Alice Brown, cujo trabalho é ajudar as mulheres a encontrarem os seus príncipes encantados. A vida de Alice não está fácil: uma cliente difícil, problemas com o chefe e a mania de se apaixonar pelo homem alheio. Talvez a protagonista do livro precise de ajuda profissional. Outro título que deve agradar as leitoras é Destino mortal, de Suzanne Brockmann, cujo enredo mistura seres com superpoderes, uma droga perigosa e paixões arrebatadoras.

A Valentina também vai lançar títulos destinados ao público juvenil. Em Graffiti Moon, de Cath Crowley, a busca por um misterioso grafiteiro serve como mote para mostrar os sonhos e as desilusões de um grupo de 4 adolescentes. Primeiro volume da trilogia Thoughtless, Intenso demais, de S.C. Stephens, traz a história de um casal feliz que é obrigado a se separar. Solitária e confusa, Kiera busca consolo no amigo Kellan Kyle. Mas a amizade acaba se tornando algo mais.

Outra série que tem o seu primeiro volume publicado pela Valentina é Born of illusion. No romance Filha da ilusão, Teri Brown, tem como cenário a cidade de Nova York da década de 1920. Anna Van Housen precisa esconder seus poderes da mãe oportunista, uma médium renomada. Mas a situação se complica quando Anna conhece um jovem que a apresenta a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons mágicos. A protagonista é obrigada a se confrontar com segredos do passado.

Outras séries publicadas pela editora ganham continuações. Almanegra, de Jodi Meadows, é o segundo volume da trilogia Incarnate, sobre reencarnação de almas. Ana, a protagonista, é uma alma que não viveu outra vida. Isto traz medo e insegurança por parte das outras almas. A série escrita por Nicole Peeler, O estranho mundo de Jane True, também ganha continuação. Em Caçadores de tempestade, a jovem meio-humana Jane True precisa lidar com uma série de assassinatos e as confusões de um namorado vampiro. E por fim, a continuação de Cheiroso e Ben Travesso, de Dave Lowe. Em Meu hamster é um astronauta, o garoto Ben resolve construir um foguete de latas de ervilha para a feira de ciências da escola. O pobre hamster Cheiroso é quem vai pilotar. Será que o projeto de Ben vai funcionar?

 

Rocco

Chamado selvagemA editora Rocco anunciou os lançamentos previstos para o mês de janeiro. Há o romance histórico O cisne e o aviador, da jornalista Heliete Vaitsman, sobre a controversa trajetória do piloto Herberts Cukurs, herói nacional da Letônia e responsável pela morte mais de 30 mil judeus. Na década de 1960, no Uruguai, Cukurs foi assassinado por agentes do Mossad, serviço de inteligência israelense.

Também inspirado em fatos reais, o romance de estreia do enfemeiro e poeta performático britânico Nathan Filer, Onde a lua não está, traz a história de dois irmãos que embarcam numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta são e salvo para casa. O livro é uma forma do autor lidar com a morte do irmão, que era portador da Síndrome de Down.

Outro destaque é a publicação do clássico Chamado selvagem, de Jack London, com tradução e adaptação da escritora Clarice Lispector. No enredo, Buck é um cachorro que entra em contato com seu lado primitivo depois de ser vítima de maus-tratos durante a corrida do ouro no Alasca e no Canadá.

Também merece atenção o livro Baile de máscaras, da jornalista e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. A obra reúne artigos, crônicas e ensaios em que a autora discute os novos desafios da sociedade contemporânea, sempre defendendo suas posições diante da liberdade, dos direitos humanos e da valorização do feminino. O escritor Ignácio de Loyola Brandão assina o prefácio.

 

Saída de Emergência

Tigana – A lâmina na almaEm parceira com a editora Sextante, a portuguesa Saída de Emergência começou suas atividades em terras brasileiras no ano passado. A Saída continua publicando livros de fantasia em 2014.

Em janeiro, lança Mago mestre, de Raymond E. Feist, o segundo volume da série de fantasia épica A saga do mago. Outro lançamento bastante aguardado é o primeiro volume da série Tigana, criada por Guy Gavriel Kay. Em A lâmina da alma, um grupo de sobreviventes de uma província amaldiçoada (Tigana) resolve atacar dois poderosos feiticeiros que os oprimem. No mês seguinte, chega às livrarias O clone de Cristo, de J.R. Lankford, que traz uma tentativa secreta de clonar Jesus Cristo a partir do sangue dele no Santo Sudário. O livro The sword of Shannara, de Terry Brooks, chega em março. Nessa fantasia épica somente o verdadeiro herdeiro de Shannara é capaz de empunhar uma poderosa espada e impedir um mago das trevas de destruir o mundo. Já em abril, chega Filha de sangue, de Anne Bishop, primeiro volume da Trilogia Joias Negras. Num mundo governado por mulheres e onde os homens são escravos, foi profetizada a chegada de uma poderosa feiticeira conhecida como Rainha. Quem conseguir controlá-la, irá dominar o mundo. Tem início um jogo de intriga, política, magia e traição.

E por fim, os fãs de fantasia sensual (?!) poderão se deliciar com a publicação da série Highlander, de Karen Marie Moning. Antes que alguém pergunte, os livros não são uma versão “cinzenta” dos filmes homônimos do guerreiro imortal protagonizados pelo ator Christopher Lamber.

 

DarkSide Books

A menina submersa

Livro “A menina submersa”, de Caitlín R. Kiernan

Inspirada pelos arcanos do tarot, a editora DarkSide anunciou em seu site os lançamentos para 2014. Além da biografia do assassino Charles Manson escrita por Jef Guinn, serão lançados os seguintes livros de não ficção: Drácula – A origem, de Jim Steinmeyer; uma nova edição do livro mais conhecido de Ilana Casoy, Serial killer – Louco ou cruel?; e um volume da Coleção Dissecando, escrito por David Grove, sobre a franquia de filmes de terror Sexta-feira 13.

Os fãs de ficção também têm motivos para comemorar. A vingança do príncipe Honório Jorg Ancrath continua no segundo volume da Trilogia dos Espinhos, King of Thorns, de Mark Lawrence. O professor David Ullman deve usar seus conhecimentos de mitologia demoníaca para resgatar a filha de entidades malignas em O demonologista, do canadense Andrew Pyper. Vencedor do Bram Stoker Awards de 2013, o livro A menina submersa, de Caitlín R. Kiernan, é narrado em primeira pessoa por uma personagem esquizofrênica. Ao tocar a música da banda The Lords na rádio, a DJ Heidi Hawthorne desperta um antigo mal, e uma série de terríveis assassinatos tem início no livro Senhores de Salem, escrito pelo roqueiro Rob Zombie com a ajuda de B.K. Evenson. Para os fãs de zumbis, há o livro A noite dos mortos-vivos, escrito por John Russo, roteirista do clássico de de George Romero. Além da romantização do filme homônimo, a obra traz a história “A volta dos mortos-vivos”.

Há ainda um livro que a DarkSide não revelou o título, mas deixou pistas:

A Força
O mistério ronda esta carta. Ela ainda não pode ser revelada, mas as estrelas indicam que você tem lugar garantido na saga. Preparado você está? (Os grifos são meus.)

 

Cosac Naify

A Cosac Naify anunciou no seu blog o que pretende lançar no primeiro semestre de 2014. O aguardado novo romance de Valter Hugo Mãe, A desumanização, sai em maio. A obra tem como cenário a Islândia, onde uma menina precisa lidar com a morte da irmã gêmea. Os leitores de Alejandro Zambra também têm motivos para comemorar, sai em março o romance Formas de voltar para casa. O livro narra as memórias de homem cuja infância se passou durante a ditadura de Augusto Pinochet.

A editora é a primeira a publicar a uruguaia Inés Bortagaray no Brasil. A novela Um, dois e já traz a história de uma menina que narra a viajem da família nas planícies uruguaias na década de 1980. Outro escritor pouco conhecido no Brasil a ser publicado pela Cosac é o argentino Rodrigo Fresán, cujo romance, O fundo do céu, é uma homenagem à ficção científica. Sai em abril.

No centenário de Octavio Paz, a Cosac publica Labirinto da solidão, em que o autor fala dos elementos que compõem a identidade mexicana.

A parte de ficção nacional também ganha importantes reforços. O artista gráfico Ettore Bottini relembra a infância vivida no interior do Mato Grosso e fala do mundo do turfe no livro Uns contos. Vitor Ramil cria uma divertida farsa com a revolta dos sinais de pontuação em Primavera da pontuação. Com organização de Fábio de Souza Andrade, editora lança uma nova antologia poética de Jorge de Lima.

Na ocasião dos 50 anos do Golpe Militar de 1964, serão lançados dois livros de Bernardo Kucinski. Vencedor dos prêmios Portugal Telecom e São Paulo de Literatura, o romance K narra a história de um pai em busca da filha desaparecida durante a ditadura no Brasil. Já a coletânea Você vai voltar pra mim traz contos ambientados nos anos de chumbo, inspirados em relatos ouvidos na Comissão da Verdade de São Paulo e histórias de amigos.

E para terminar, o romance de estreia do jornalista André Viana, O doente. No livro, um homem repassa os principais momentos de sua vida a partir da morte do pai numa série de entrevistas gravadas.

 

Companhia das Letras

A editora mantém em seu blog uma lista de futuros lançamentos. Ela atualizou recentemente essa lista com os títulos previstos até março de 2014.

Dos livros de janeiro, os destaques são o romance de estreia de John Boyne, O ladrão do tempo; Lionel Asbo, de Martin Amis; e uma coletânea de prosa de Elizabeth Bishop. No mês seguinte, chamam a atenção: Bom dia, camaradas, de Ondjaki; Entre amigos, de Amós Oz; e Semíramis, de Ana Miranda. Além disso, pelo selo Penguin-Companhia, serão publicados Orlando, de Virginia Woolf, e Caninos brancos, Jack London.

E finalmente, março. Preste atenção em Galo-das-trevas, de Pedro Nava; A paixão medida, de Carlos Drummond de Andrade; O caminho de ida, de Ricardo Piglia; Um outro amor, de Karl Ove Knausgård; e Poesia e polícia, de Robert Darnton. Pelo selo Companhia das Letrinhas, a editora lança dois livros de Beatrix Potter, cuja obra está em domínio público a partir de 2014. Os títulos são: As aventuras de Pedro Coelho e Pedro o carteiro.

Por enquanto, o aguardado e extenso romance Infinite Jest, de David Foster Wallace, e NW, romance tragicômico de Zadie Smith, não têm mês definido. Por enquanto também, não há informações sobre os novos romances de Chico Buarque e Milton Hatoum.

Para conferir a lista completa de lançamentos da Companhia das Letras, basta visitar o blog da editora.

 

Objetiva

O selo Suma de Letras anunciou duas novas edições de obras Stephen King: Misery – Louca obsessão (maio) e A coisa (agosto). Além disso, está previsto para fevereiro o livro Doctor Who – Shada – A Aventura Perdida de Douglas Adams, escrito pelo autor de O guia do mochileiro das galáxias. Adams também foi roteirista do cultuado seriado Doctor Who. Outro livro do mesmo universo ficcional que o selo pretende lançar éSummer Falls e outras histórias, de Amelia Williams.

O selo Alfagura pretende lançar em 2014 o novo livro de Maria Valéria, Quarenta dias, e o segundo romance de Luisa Geisler, Luzes de emergência se acenderão automaticamente. Pode sair ainda nesse ano um livro de contos de Emilio Fraia. No que diz respeito à ficção estrangeira, além do romance À noite andamos em círculos, do peruano Daniel Alarcón, estão previstos o livro O país dos cegos e outras histórias, que reúne 18 contos de H.G. Wells, e uma antologia de contos do escritor Will Self.

 

Record

Além do romance A extraordinária viagem do faquir que ficou preso dentro de um armário Ikea, de Roman Puértolas, previsto para março; a editora vai lançar o novo livro do escritor Cristovão Tezza: O professor.

 

Bertrand Brasil

A Bertrand Brasil anunciou mais um livro de Joseph Delaney, autor da série As aventuras do Caça-Feitiço. Trata-se de A prisão mal-assombrada. Na trama, Billy é um garoto órfão que se torna guarda de uma prisão sinistra: as celas são mal-assombradas e não podem ser usadas. Além disso, há o terrível Poço da Bruxa. Billy é aconselhado a ser manter longe do prisioneiro preso lá. Será que o garoto conseguirá resistir à curiosidade?

Comentários (1)
  1. darlei fermino

    27 de janeiro de 2014 - 11:25

    Essa lista apresentada é realmente muito interessante, mas vc já leram o livro “reverso? Não? É um livro que veio para marcar a história, eu o recomendo, esse é o link…
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso‎
    http://www.livrariacultura.com.br/‎

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress