Leon Tolstói
Tradução de Tatiana Belinky
128 páginas
L&PM
R$ 8,00
Em “Senhor e servo”, o cenário é a Rússia czarista. Após os festejos do Dia de São Nicolau, Vassili Andrêitch, um rico proprietário de terras e negociante, parte numa curta viagem de trenó com Nikita, um servo de gleba, para concluir a compra de um terreno. As relações entre os dois são claras, estratificadas, de casta, permeadas pela exploração e pela submissão. Mas, na paisagem branca do interior russo, em meio à neve e ao vento, senhor e servo perdem o rumo e veem-se sozinhos, desorientados, tendo por companhia apenas um ao outro. As relações entre os dois homens se alteram à medida que o frio penetra seus corpos, ao longo da noite que mudará a vida de ambos.
Além da história que dá nome ao livro, estão os contos “O primeiro do Cáucaso” e “Deus vê a verdade, mas custa a revelar”. Vivendo situações-limite, os personagens destes três textos poucos conhecidos de Tolstói são eloquentes amostras da excelência narrativa de um dos mestres da literatura universal.
celeste
06 de junho de 2010 - 17:16
Gostaria de ter o conto “senhor e servo” de tolstoi. Meu antigo livro sumiu e este é o melhor conto deste autor grandioso. Como faço para cmoprá-lo ou copiar da internet?
Celeste MOnteiro