Joe Sacco, Art Spiegelman, Daryl Cagle, Plantu e outros
208 páginas
Galera Record (Record)
R$ 49,90
Dez anos após os atentados de 11 de setembro, os jornalistas franceses Pascal Dellanoy e Jean-Christophe Ogier convidaram outros jornalistas, cartunistas, escritores, músicos e arquitetos, todos eles cidadãos do mundo, para reunirem as impressões da aldeia global sobre os ataques terroristas que abalaram os Estados Unidos e o que veio depois.
Nos quadrinhos de Miles Hyman e Jerome Charyn está o retrato do pânico do dia após os atentados: um país invadido pela histeria coletiva. A desesperança aparece na carta do escritor Russel Banks ao neto,retratando um país que entrou em colapso, e na história futurística desenhada por Joe Sacco com um governo desenfreado e inconstitucional. Os chargistas Plantu e Daryl Cagle travam um diálogo através de ilustrações e caricaturas sobre o futuro dos Estados Unidos. Na troca de correspondência, ao mesmo tempo espirituosa e deprimente, a zombaria, a sátira, a síntese brilhante e a imagem chocante fazem as vezes de parágrafos. Em entrevista ilustrada com desenhos de Lorenzo Mattotti, Art Spiegelman diz acreditar que os americanos comuns, depois de décadas de ensino deficiente, ainda conseguem viver o sonho americano; que enquanto tiverem suas casas, universidades e carros baratos e as crianças não se viciarem em crack, o país poderá ser salvo.
Autores presentes na obra: Enki Bilal; Russell Banks; Sophia Aram; Miles Hyman; Jerome Charyn; Jean-Luc Hees; Roger Cohen; Jul; Daryl Cagle; Plantu; José Muñoz; Carlos Sampayo; Joe Sacco; Art Spiegelman; Lorenzo Mattotti; Charlélie; Jacques Ferrier; Barbara Hendrick; Fabienne Sintes.
Deixe um comentário