Livros

Coração de tinta

Mo é um encadernador que pode tornar reais os personagens de livros, mas a leitura do livro Coração de tinta muda a sua vida de forma trágica

– 16/05/2009

CORAÇÃO DE TINTA
Tintenherz
Cornelia Funke
Ilustrado pela autora
Tradução de Sonali Bertuol
456 páginas
Companhia das Letras, 2006

 

Todo o leitor já deve ter imaginado como seria se personagens de seus livros favoritos ganhassem vida e cruzassem a barreira entre o real e o imaginário. Tendo essa idéia como base, a escritora alemã Cornelia Funke desenvolve o seu romance. Mortimer Folchart, ou simplesmente Mo, é um habilidoso encadernador de livros que possui um dom especial: ele é capaz de tornar real qualquer ser ou coisa da história que está lendo em voz alta. Mas isso tem um preço, algo do mundo real deve tomar o lugar daquilo que foi trazido do livro.

Há alguns anos atrás, quando a filha Meggie era um bebê, Mo trouxe para o mundo real alguns personagens do livro Coração de Tinta, entre eles estava o terrível Capricórnio. Mortimer e sua filha conseguem escapar do vilão, mas a mãe de Meggie é mandada para dentro do livro.

Depois de se adaptar ao nosso mundo, Capricórnio decide usar as habilidades de Mortimer em proveito próprio: conseguir ouro e trazer para cá o seu mais terrível e cruel servo, o Sombra.

Além das perseguições do terrível vilão, Mo e a filha Meggie precisam lidar com o manipulador de fogo Dedo Empoeirado, que quer voltar a todo custo para dentro do livro Coração de Tinta.

A história é cheia de perseguições e reviravoltas inesperadas. Pai e filha nunca têm descanso, pois Capricórnio sempre consegue encontrá-los. O leitor é fisgado pela tensão e suspense. Nunca se sabe quando o vilão ou seus capangas irão aparecer.

O autor fictício de Coração de Tinta, o senhor Fenoglio, terá um importante papel na trama. Para ajudar Mortimer e Meggie, ele precisará lidar com um dilema que todo escritor enfrenta. Não será dito qual é esse dilema para não estragar a surpresa do leitor.

Além de prestar homenagem a livros bastante conhecidos do público infanto-juvenil através de aparições de personagens conhecidas na história, a autora utiliza trechos de livros para abrir cada capítulo de Coração de Tinta. Tem até um trecho de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Para aqueles que têm o péssimo hábito de pegar livros emprestados e não devolver, recomenda-se a leitura do texto de abertura do quinto capítulo.

O romance de Cornelia Funke é uma viagem pelo mundo da literatura infanto-juvenil e uma bela homenagem aos livros e seus leitores.

Comentários (5)
  1. Joao Batista

    09 de novembro de 2010 - 14:49

    Gostei desse site émt legal éshow aewwwwww!!!!!!!!!

  2. caio

    19 de novembro de 2010 - 12:53

    esse livro eh muito maneiro.adorei

  3. thaaysilvaa

    22 de julho de 2011 - 22:29

    Esse livro é perfeito. quero muito comprar *-*

  4. Paula

    08 de maio de 2012 - 08:34

    eu kero ler o livro e assistir o filme parece ser muito fera este livro

  5. Ana Carolina

    08 de maio de 2012 - 21:25

    Amei esse livro, não consegui ler o final queria muito saber 0_0

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress