Notícias

Primeira biblioteca-parque é inaugurada no Brasil

Complexo de favelas carioca é o primeiro local a receber projeto baseado em experiência colombiana

– 30/04/2010

A primeira biblioteca-parque brasileira foi inaugurada nesta quinta-feira (29/4), no complexo de favelas Manguinhos, no Rio de Janeiro. A área de 3,3 mil metros quadrados abriga  local para jogos, filmoteca, sala de leitura para deficientes visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, 40 computadores com acesso gratuito à internet e uma sala de reuniões. A biblioteca tem no acervo cerca de 25 mil livros, cerca de 800 DVDs, três livros digitais, centenas de gibis e 3 milhões de músicas.

Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o projeto é baseado em uma experiência colombiana, que trabalha a biblioteca além do papel tradicional, usando a ideia de centro cultural. O ministro acredita que o novo espaço cultural vai contribuir para a redução do índice de violência na região de Manguinhos.

A biblioteca-parque é uma parceria do Ministério da Cultura e do governo estadual do Rio de Janeiro. Custou R$ 8,6 milhões. O governo federal contribuiu com R$ 7,4 milhões. Está prevista para esse ano a inauguração de mais três bibliotecas-parque, todas na cidade do Rio de Janeiro. Duas já se encontram em construção. Uma na favela da Rocinha, e outra no Complexo do Alemão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress