Notícias

Pesquisadores buscam ossos de Cervantes em convento

Os principais objetivos são reconstruir o verdadeiro rosto de Miguel de Cervantes e descobrir a real causa da morte do escritor

– 27/07/2011

Um grupo de arqueólogos e historiadores iniciou uma busca pelos ossos de Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote. Um dos objetivos é reconstruir o verdadeiro rosto do escritor, conhecido somente a partir de um quadro do artista Juan de Jauregui, feito 20 anos depois da morte de Cervantes. Os pesquisadores também pretendem descobrir a verdadeira causa da morte do escritor. Acredita-se que ele tenha morrido de cirrose.

Cervantes morreu em 23 de abril de 1616, mesma data da morte de William Shakespeare. Porém, na verdade, Cervantes faleceu dez dias antes do dramaturgo inglês. A confusão se deve ao fato de Espanha e Inglaterra não utilizarem o mesmo calendário no século XVII. Os espanhóis usavam o calendário gregoriano, utilizado pela maioria dos países nos dias de hoje; enquanto os ingleses ainda usavam o calendário juliano.

O corpo de Cervantes foi sepultado num convento localizado no centro de Madri. Porém, em 1673, foram feitas obras no local e os ossos do escritor foram levados para um outro convento. Retornando mais tarde a uma parte desconhecida do mosteiro de origem. O grupo de pesquisadores, que tem apoio de autoridades locais e do arcebispado de Madri, irá usar uma tecnologia de geo-radares para localizar os ossos. A intenção é que todos trabalhos de busca e análise sejam terminados até 2016, ano em que será realizada um celebração conjunta mundial para marcar os centenários de morte de Cervantes e Shakespeare.

As informações são do jornal The Guardian.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress