Notícias

Morre o autor do mangá “Gen: pés descalços”

Luiz Fernando Cardoso  – 27 de dezembro de 2012

O mangaká Keiji Nakazawa, autor da obra Gen: pés descalços, morreu aos 73 anos no dia 19 de dezembro. A causa da morte foi câncer de pulmão, descoberto em 2010. A família de Nakazawa divulgou nesta semana o falecimento do mangaká.

Quando tinha 6 anos, Keiji Nakazawa foi testemunha do ataque com bomba atômica feito pelos Estados Unidos a Hiroshima em 6 de agosto de 1946. Nakazawa perdeu o pai e dois irmãos no dia do bombardeio. Mais tarde, na década de 1960, o mangaká relatou suas experiências em obras autobiográficas como Kuroi Ame ni Utarete e Ore wa Mita.

A obra mais conhecida de Keiji Nakazawa, Gen: pés descalços, foi publicada entre 1973 e 1986 na Weekly Shonen Jump. O autor se baseou em suas memórias para criar uma série de mangá com forte mensagem antimilitarista. A obra foi adotada nas escolas japonesas, além de ter ganhado versões em filme e anime. Em 1976 foi criado o Project Gen, uma organização de voluntários para traduzir Gen para outros idiomas. Os primeiros quatro volumes de Gen lançados no Brasil entre os anos 2000 e 2001 pela Conrad são traduções dos volumes em inglês do Project Gen.

Desde 2011, a Conrad está relançado a série Gen: pés descalços, em versão completa com 10 volumes e traduzida do japonês. O quinto volume foi lançado em dezembro.

Fonte: Omelete.

Deixe um comentário