Notícias

Graciliano Ramos é o homenageado da próxima edição da Flip

A nova edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 3 e 7 de julho

– 30/09/2012

O anúncio da organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) confirmou as especulações: o escritor Graciliano Ramos é o homenageado da edição de 2013 do evento. O jornalista Miguel Conde continua na curadoria da Flip.

Nascido em 27 de outubro de 1892, em Quebrângulo (Alagoas), Graciliano Ramos foi escritor, jornalista e político. Foi eleito prefeito da cidade alagona de Palmeira dos Índios. Porém, renunciou e se mudou para Maceió. O estilo irreverente e irônico de seus relatórios chamou a atenção do poeta e editor Augusto Frederico Schmidt, que publicou o primeiro livro de Graciliano, Caetés.

Com estilo seco e elegante, os livros de Graciliano Ramos, em sua maioria, refletem o engajamento político do autor. De caráter psicológico, as obras trazem um painel pessimista do Nordeste brasileiro. Entre os principais livros estão São Bernardo (1934), Angústia (1936) e Vidas secas (1938). Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1935, foi acusado de participar da Intentona Comunista. A experiência de dois anos de prisão rendeu o livro Memórias do cárcere.

A 11ª edição da Flip acontece entre os dias 3 e 7 de julho de 2013.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress