Notícias

Flip confirma mais quatro convidados

O casal de historiadores Peter e Maria Lúcia Burke, o pesquisador Benjamin Moser e o antropólogo Hermano Vianna são os mais recentes nomes confirmados da Feira Literária Internacional de Parat

– 06/05/2010

A Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) confirmou mais quatro nomes entre seus convidados: o casal de historiadores Peter e Maria Lúcia Burke, o pesquisador Benjamin Moser e o antropólogo Hermano Vianna.

A brasileira Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke e o inglês Peter Burke escreveram Repensando os trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre. Na obra, o casal busca em entrevistas com conhecidos do sociólogo pernambucano, teses acadêmicas, pesquisas sobre hábitos brasileiros e documentos redigidos pelo próprio Freyre a fonte para construir uma narrativa sobre a vida e obra de Gilberto Freyre. além de uma abordagem crítica da obra escrita pelo pernambucano, o casal reconhece as muitas qualidades dele, apresentando uma rica variedade de contextos culturais e políticos.

Peter Burke é especialista em Idade Moderna Européia e dividirá mesa com o historiador estadunidense Robert Darnton, um dos principais teóricos do livro. Burke é Professor Emérito da Universidade de Cambridge e membro da Escola dos Annales, movimento historiográfico que empresta o nome da conceituada revista francesa Revue des Annales. Entre s trabalhos publicados no Brasil estão História social do conhecimento, O que é história cultural e A Escola dos Annales.

Maria Lúcia Burke, junto com a curadoria da Flip, é uma das responsáveis pela programação da homenagem ao sociólogo brasileiro Gilberto Freyre. Ela vai participar de uma mesa dedicada às obras menos conhecidas de Freyre. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Maria Lúcia publicou Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos, As muitas faces da história etc. Atualmente, vive em Cambridge, Inglaterra, onde é pesquisadora-associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.

Benjamin Moser é autor da biografia Clarice, livro que recebeu grande destaque da imprensa estrangeira e aumentou o interesse pela escritora Clarice Lispector no exterior. Na obra, Moser revela aspectos fundamentais na trajetória de Clarice, desde a origem miserável e violenta na Ucrânia ao reconhecimento crítico. O interesse do autor por Clarice Lispector surgiu quando Moser fazia na faculdade um curso de literatura brasileira em que estudou A hora da estrela, uma das obras mais conhecidas da escritora.

Hermano Vianna é antropólogo nascido em João Pessoa e co-criador do site cultural Overmundo, ambiente virtual colaborativo dedicado às culturas  brasileira e a que é produzida por brasileiros em todo o mundo, em especial as práticas, manifestações e a produção cultural que não têm a devida expressão nos meios de comunicação tradicionais.  É autor de O mistério do samba e O mundo funk carioca.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress