Notícias

Editora de “Harry Potter” nega acusações de plágio

Segundo os herdeiros do escritor Adrian Jacobs a autora da famosa série copiado partes do livro The Adventures of Willy the Wizard – No 1 Livid Land

– 16/06/2009

A editora da famosa série Harry Potter, Bloomsbury Publishing Plc, irá lutar na justiça contra as acusações de a autora J.K Rowling teria copiado partes de um livro de outro autor quando escreveu Harry Potter e o cálice de fogo (lançado em 2000).

O livro “plagiado” seria The Adventures of Willy the Wizard – No 1 Livid Land, escrito por Adrian Jacobs em 1987. O processo contra a editora e a escritora está sendo movido pelos herdeiros de Jacobs. “Tanto Willy quanto Harry precisam decifrar a natureza exata da tarefa principal do concurso, coisa que ambos fazem num banheiro com a ajuda de pistas dadas por ajudantes, para descobrir como resgatar reféns humanos aprisionados por uma comunidade de criaturas fantásticas metade humanas, metade animais”, diz o comunicado dos herdeiros.

Em resposta, a Bloomsbury declarou que as alegações de plágio não têm fundamento e que Rowling “nunca ouviu falar de Adrian Jacobs e seus livros, nem nunca o viu ou leu sua obra”. ”Willy the Wizard’ é um livreto muito insubstancial, de apenas 36 páginas, que teve distribuição muito limitada. O personagem central de ‘Willy the Wizard’ não é um jovem mago, e o livro não gira em torno de uma escola de magia.’

A editora também afirma que a acusação de plágio foi formulada pela primeira vez em 2004 pelos advogados do filho de Jacobs, que era então o representante do espólio de seu pai. ‘Os acusadores não puderam identificar nenhum trecho nos livros ‘Harry Potter’ que seria supostamente copiado de ‘Willy the Wizard”.


Fonte: Estadao.com.br.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress