Notícias

Destaque para a literatura

A cidade chilena de Santiago cediará em 2010 o 1º Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil

– 28/08/2009

PublishNews — Redação

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2010 a literatura infantil e juvenil ganhará um novo impulso. Isso porque acontece na cidade de Santiago, no Chile, o 1º Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil. Organizado pela Fundação SM e pela Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus do governo chileno, em Santiago, o evento pretende contribuir para a construção de uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico como histórico, discutindo passado, presente e perspectivas para este gênero literário. Na programação os participantes contarão com os módulos Acadêmico, que envolve conferências, mesas-redondas, comunicações e debates, no período diurno e é reservado aos participantes inscritos; e o Cultural, à noite, com exposições, espetáculos teatrais e lançamentos de livros, abertos ao grande público.

O programa acadêmico começa com uma conferência dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discutirão a importância das primeiras leituras na vida dos indivíduos e dos povos. Em seguida, serão homenageadas várias personalidades de destaque na literatura infantil e juvenil ibero-americana, como a brasileira Lygia Bojunga. Alguns brasileiros estarão presentes no evento, como Marisa Lajolo, que discorrerá sobre Monteiro Lobato; Ana Maria Machado, com a conferência Independência, cidadania e literatura infantil; Bartolomeu Campos de Queirós, que participará de uma mesa-redonda sobre as tendências da literatura infantil e juvenil ibero-americana; a ilustradora Ângela Lago, que discutirá sobre ilustração; José Castilho Marques Neto, que apresentará as políticas governamentais de promoção do livro e da leitura; Tânia Rösing, sobre a experiência de Passo Fundo (RS); Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura, sobre a literatura na web e outras inovações tecnológicas; e Elizabeth Serra, que participará da apresentação do Manifesto para a literatura infantil e juvenil.

As vagas são limitadas e aceitas por ordem de inscrição. Os interessados podem solicitar informações adicionais pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress