Notícias

Ciência em foco: “Solaris” e palestra com Bráulio Tavares

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ realiza a exibição do filme Solaris, seguida de uma palestra com Bráulio Tavares sobre os limites do conhecimento humano

– 30/07/2009

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ irá exibir o filme Solaris (União Soviética, 1972), de Andrei Tarkovsky, no dia 1º de agosto (sábado), às 16 h, no Auditório da Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Müller, n. 3, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ). A entrada é gratuita e as senhas devem retiradas com meia hora de antecedência. Maiores informações no site da Casa da Ciência.

O filme Solaris é baseado no romance de mesmo nome, do escritor polonês Stanislaw Lem. Um psicólogo acompanha as investigações de casos estranhos ocorridos em uma estação espacial. Os casos envolvem cientistas que pesquisam o misterioso planeta Solaris, que pode ter vida e inteligência.

Após a exibição, haverá a palestra “Portal para o desconhecido”, com Bráulio Tavares, escritor e pesquisador de literatura fantástica e ficção-científica. Autor do romance A máquina voadora e do livro teórico O rasgão no real – metalinguagens e simulacros na narrativa de ficção-científica, Tavares irá discutir os limites do conhecimento e os labirintos com os quais o homem quando está diante do desconhecido. Para sua exposição, o pesquisador irá utilizar elementos do filme e do romance de Stanislaw Lem.

O Ciência em foco é um evento que acontece todo primeiro sábado de cada mês. A proposta é estimular a circulação de ideias atraves de exibição de filmes e debates com professores e pesquisadores.


Fonte: Portal Literal.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress