Notícias

Argentina e tcheco vencem o prêmio Hans Christian Andersen

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Hans Christian Andersen é considerado o Nobel da literatura infantil

– 20/03/2012
María Teresa Andruetto

María Teresa Andruetto (Foto: Divulgação)

A escritora argentina María Teresa Andruetto e o ilustrador tcheco Peter Sís foram os vencedores da edição de 2012 do Prêmio Hans Christian Andersen. O anúncio foi pela IBBY (International Board on Books for Young People) durante a Feira de Bolonha (Itália). Dois brasileiros também estavam disputando a premiação: o ilustrador Roger Mello e o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que faleceu em janeiro.

Nascida na província de Córdoba, María Teresa trabalha há mais de trinta anos com literatura infantil. A escritora participou de diversos projetos ligados à difusão da leitura entre as crianças e formação de professores, além de fundar centros de estudos e revistas especializadas. A obra de Andruetto tem como eixos a formação da identidade individual e social, as sequelas da ditadura na Argentina e o universo feminino. Para conhecer mais sobre o trabalho de María Teresa Andruetto , visite o site da escritora (www.teresaandruetto.com.ar).

Peter Sís

Peter Sís (Foto: Evan Cohen)

Nascido em Brno,o tcheco Peter Sís é também autor e animador. Entre os livrosde sua autoria estão Madlenka, The three golden keys e The tree of life. Para mais informações sobre o ilustrador, visite o site dele (www.petersis.com).

Considerado o Nobel da literatura infantil, o Prêmio Hans Christian Andersen é realizado a cada dois anos. Em cada edição, são escolhidos um escritor e um ilustrador. Duas autoras brasileiras são venceram a premiação: Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.

Deixe um comentário

Nome *




* Campos obrigatórios

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba atualizações do site

Powered by FeedBurner

 

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

 

 

Copyright © 2009 Literatsi. Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress